segunda-feira, 9 de março de 2009















Michel Leme

Por Bruno Bacchi

O guitarrista e compositor Michel Leme nasceu em 1971, na cidade de São Paulo, toca desde os oito anos de idade e atua profissionalmente desde 1990. Durante sua trajetória pelo universo musical, multiplicou-se através das notas e conquistou um espaço sólido no mundo dos grandes. Hoje é inútil tentar defini-lo com palavras, pois não pode ser contemplado em apenas um panorama; basta ouvi-lo para saber que é Michel Leme.
Nos palcos, Michel tocou com músicos de renome como Gary Willis, Michael Brecker, Nenê, Lee Konitz, Joe Lovano, entre outros.
Sua presença na mídia também é constante, o guitarrista é sempre requisitado por revistas tradicionais como a Guitar Player e a Cover Guitar, por sites como Bandas de Garagem, Ejazz, Clube do Jazz, Vitrine e Canal Pop, recebeu elogios no jornal O Globo, além de ter marcado presença no Programa do Jô (Rede Globo) e Programa Metrópolis (TV Cultura).
Michel Leme tem no currículo a participação em mais de vinte discos de música instrumental, nos quais registrou sua versatilidade e singularidade tocando tanto a convite de outros músicos – em coletâneas como “G.U.I.T.A.R.”, ou em álbuns como “Mr. Motaba” e “Foto do Satélite”, de Arismar do Espírito Santo – quanto nos seus próprios discos como “Umdoistrio”, “Quarteto” e “Trocando Idéias”.
Como professor, atua nos principais conservatórios de música de São Paulo como o Souza Lima, Escola de Música e Tecnologia (EM&T) e o Instituto In Concert – sendo que este adotou sua metodologia para o curso de guitarra. Lançou duas vídeo-aulas e o livro “150 frases de Jazz & Fusion” (ambas já esgotadas); Michel vem desenvolvendo sua própria didática há 17 anos e afirma: “eu ensino como gostaria que me ensinassem: com base na teoria, mas com 90% de ênfase em evoluir tocando”.
Atualmente, além de lecionar e se apresentar em grandes palcos, o guitarrista está lançando seu trabalho mais recente “Michel Leme & A Firma” e desde novembro de 2007 tem conduzido o programa “Michel Leme & Convidados”, transmitido ao vivo, via internet, pela TV Cia da Música.
Michel Leme conta com apoio das cordas D'Addario, dos amplificadores Rotstage e dos pedais de efeito Nux.

Nenhum comentário: